Visão geral da flexão assistida
As flexões assistidas são um exercício composto multiarticular realizado como substituto das flexões convencionais – geralmente para iniciantes ou indivíduos que são muito pesados para realizar flexões regulares em qualquer quantidade efetiva de volume.
Mecanicamente e em termos de benefícios, as flexões assistidas são praticamente idênticas às não assistidas, diferindo apenas pelo equipamento necessário para realizá-las e pela intensidade de cada repetição.
As flexões assistidas destinam-se especificamente ao uso por indivíduos que não podem realizar uma flexão convencional – embora também sejam ocasionalmente usadas como um movimento acessório para outros exercícios compostos de empurrar.
Instruções de flexão assistida
- Para realizar uma repetição de flexões assistidas, o praticante envolverá o equipamento escolhido em torno do tronco ou quadris, garantindo que esteja configurado adequadamente para fornecer resistência ao corpo.
- Para bandas de resistência, isso significa enrolar a extremidade oposta em torno de um objeto suficientemente distante, enquanto as máquinas de cabo devem ter sua polia ajustada em um ângulo e elevação apropriados.
- Depois que o equipamento estiver configurado, o praticante entrará na postura usual da prancha com o núcleo contraído e as mãos posicionadas lateralmente paralelas aos ombros.
- Para iniciar a repetição, o praticante dobrará os cotovelos e apertará os músculos do peito, descendo lentamente até que o tronco esteja a vários centímetros de contato com o chão.
- Parando por um momento, o praticante inverterá o movimento empurrando as palmas das mãos, estendendo os cotovelos até retornar à posição inicial da prancha. Neste ponto, a repetição é considerada completa.
Dicas de flexão assistida
- Enquanto as flexões convencionais já são consideradas de baixo impacto por conta própria, as flexões assistidas levam esse aspecto a outro nível, reduzindo também a pressão nos pulsos e ombros – que são as duas maiores áreas de tensão para a variação regular.
- Isso não apenas reduzirá o risco de desenvolver lesões por uso excessivo nessas áreas, mas também permitirá um exercício mais tolerante como um todo, mesmo para iniciantes que estão cometendo vários erros na forma.